Atribuição de Patrono à Escola EB1 nº2 Almancil

“Com o objetivo de criar um símbolo identificativo dos jovens com a escola, em ligação à comunidade educativa e local, e simultaneamente, homenagear personalidades que se destacaram na vida concelhia, a Câmara Municipal deliberou por unanimidade atribuir um patrono à Escola EB nº2 de Almancil – Dr. Clementino de Brito Pinto (…).

(…) O estabelecimento de ensino passará a designar-se por Escola Dr. Clementino de Brito Pinto, em homenagem a este cónego que foi uma figura eminente da freguesia de Almancil e que tanto se destacou enquanto aluno e, posteriormente, como professor e jornalista.

Clementino de Brito Pinto nasceu em 7 de novembro de 1924, no Sítio da Igreja, em Almancil. Cedo se revelou um aluno aplicado na Escola Primária. Mais tarde ingressou no Seminário de São José, em Faro, revelando-se nos estudos preparatórios o melhor aluno daquela instituição eclesiástica. Após terminar os estudos no seminário, estudou para Padre em Évora e, porque continuou a evidenciar-se como um brilhante aluno, a Diocese do Algarve apostou nele e na sua inteligência, enviando-o para a Universidade de Salamanca, em Espanha, onde se doutorou em Teologia, com distinção.

De regresso a Portugal dedicou-se ao ensino no Seminário de São José em Faro, em vários estabelecimentos de ensino particular e ainda no Liceu Nacional de Faro.

Destacou-se igualmente como um dos melhores e mais competentes jornalistas do Algarve. Escreveu durante décadas no jornal “A Folha de Domingo” onde desempenhou o cargo de chefe de redação e mais tarde de diretor.

Foi considerado um dos homens da sua geração mais cultos do Algarve pela sua polivalência cultural. Alguns anos antes de falecer foi-lhe outorgada a categoria eclesiástica de Cónego. (…)”

Fonte CML